O Sistema operacional Linux foi desenvolvido por Linus Torwalds em 1991 como uma variante do sistema Unix, utilizado em computadores científicos e de pesquisa. Em menos de 10 anos, o que era um simples projeto de um estudante de ciências da computação da Finlândia tornou-se um respeitável sistema operacional utilizado principalmente em servidores e computadores de altas aplicações e desempenho, além de uma “incomoda pedra no sapato”"para a Microsoft, nos quesitos de segurança e desempenho.
O Sistema operacional Linux basicamente é um núcleo monolítico: as funções do núcleo (escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos, que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e podem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.
Mas apesar de toda esta incrível funcionalidade, o Sistema operacional Linux sofre de um pequeno problema com usuário comum quanto a usabilidade e facilidades encontrados no Windows e Mac OS X. Um principal ponto negativo é o quesito gráfico, pois boa parte das distribuições possui interface gráfica muito simples ou sequer possuem, além de que boa parte das operações de sistema requerer interação via linha de comando. Por isso uma das distribuições consideradas como a mais agradável para o usuario comum e sem conhecimentos avançados de hardware ou do próprio sistema Unix no qual o Linux é baseado é o Ubuntu.
O Ubuntu é uma distribuição Linux focada para o usuário comum ou quem esta aprendendo Linux pois ele consegue configurar todos os dispositivos do computador como vídeo, áudio, rede, impressoras entre outros componentes de forma automática sem a necessidade de intervenção do usuario, além da ja falada interface gráfica que apesar de diferente para quem esta acostumado com Windows, é agradavel e fácil de mexer
Ele já vem com suite de escritório, players de áudio e vídeo, navegador de internet, comunicadores instantâneos, jogos e opções avançadas para quem já tem um conhecimento maior de informatica em geral. O mais interessante é que ele pode ser executado direto pelo CD ou DVD sem a necessidade de instalação funcionando como uma especie de “test-drive” permitindo experimentar o sistema antes de instalar ou em situação de emergência quando o Windows não sobe ou o computador está sem o HD.
Vídeo do Ubuntu versão 12.10
Este vídeo mostra as novidades da última versão do Ubuntu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário